É um método que se seleciona uma ou duas posturas para serem trabalhadas dentro de uma sessão de tratamento/prevenção de lesão, de encontra com a necessidade da pessoa após uma avaliação das cadeias musculares encurtadas. Um correto alongamento do músculo permite uma melhor contração e uma correta utilização do mesmo para executar o movimento. As compensações físicas que decorrem de uma atividade desportiva ou até mesmo de tarefas repetitivas do dia-a-dia, serão diminuídas com o fim de permitir a facilidade global do movimento a curto-prazo e diminuir os riscos de desequilíbrio postural a longo-prazo. É preciso referir que o alongamento assume um papel importante na preparação do esforço, bem como na criação de melhores possibilidades de recuperação após o esforço, dado que a tensão produzida pelo alongamento acarreta uma compressão da rede arteriovenosa, a qual é acompanhada por uma fase de relaxamento que facilita o retorno sanguíneo.
O que é o SGA?
O SGA, é uma derivação da Reeducação Postural Global (RPG), um método revolucionário desenvolvido por Philippe Souchard, e visa a prevenção e a correção de alterações posturais.
Objetivos do SGA
Com efeito, este método assenta em 5 princípios fundamentais que, simultaneamente, também permitem distinguir este método de alongamentos globais dos clássico-analíticos:
Os músculos organizam-se em cadeias musculares;
Cada músculo tem várias fisiologias;
Os alongamentos são sempre ativos e globais;
O alongamento muscular segue os mesmos princípios da física dos materiais viscoelásticos;
A respiração é o motor do alongamento.
Vantagens do SGA
O SGA permite restabelecer a força, o comprimento e a flexibilidade aos grupos musculares encurtados ou hiperativos pela prática desportiva, por exemplo. A globalidade dos alongamentos, o trabalho respiratório, a contração contra resistência dos músculos alongados e o stretching dos músculos vertebrais, contribuem para a originalidade do SGA e conferem-lhe uma eficácia incomparável.
Contudo, não se pode afirmar que o SGA permite evitar todos os “acidentes” musculares ou articulares, mas garantidamente pode diminuir a sua incidência ou ainda a gravidade com que estes possam surgir.