Skip links

Psicologia Clínica

O que é a Psicologia Clínica?

Todos os dias somos confrontados com decisões corretas ou menos corretas. Estas decisões são tomadas de acordo com uma série de fatores que incluem a personalidade, a nossa cultura, hereditariedade, entre outros.

Cada vez mais existe a necessidade da promoção da saúde mental dado que a nossa sociedade está constantemente a evoluir, assim como a sua exigência. A Psicologia tomou um papel diferente, nos últimos tempos, e muito importante na sociedade.

Ao mesmo tempo, existe cada vez menos a resistência de assistir a sessões de psicologia com o propósito de melhorar o dia-a-dia, a vida. Foi ficando desvanecido o conceito de tratamento apenas de doenças mentais.

Objetivos da Psicologia Clínica

A Psicologia clínica identifica e intervém nas alterações psicológicas e / ou comportamentais de uma pessoa ou de um grupo. Uma intervenção sistematizada e consistente , promove mudanças essenciais para melhorar a qualidade de vida do(s) indivíduo(s).

Vantagens da Psicologia Clínica

As razões pelas quais as pessoas ou organizações procuram ajuda de um Psicólogo Clínico hoje em dia são diversificadas, uma vez que auxilia em momentos como:

Não consegue lidar com situações que surgem no local de trabalho;

Enfrenta dificuldades em lidar, por exemplo, o seu parceiro, um amigo, colega de trabalho, um familiar;

Sente-se triste, com ansiedade, ou apático;

Pretende desenvolver as suas competências sociais, de forma a ultrapassar barreiras em termos pessoais, profissionais ou mesmo sociais;

Melhorar níveis de motivação de um grupo face aos objetivos propostos;

Se está num relacionamento abusivo;

Tem algum problema de consumos;

Problemas de auto-estima;

Vive ou viveu uma situação traumatizante.

Lembre-se, a Psicologia Clínica não se limita apenas a ajudar as pessoas com problemas ou diagnósticos complexos. A Psicologia Clínica pode também promover o crescimento pessoal de alguém.