Para quem vive essas dificuldades no dia-a-dia, a comunicação torna-se um desafio e promover sensações de falta de autoconfiança, baixa autoestima, frustração e de que o mundo não compreende aquilo que expressa. A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pelo diagnóstico, intervenção, prevenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, linguagem oral e escrita, fala/voz, mastigação e deglutição. A interveção pode ser multidisciplinar, associando a Fisioterapia ou a Terapia Ocupacional, dependendo do diagnóstico.
O que é a Terapia da Fala?
A sociedade cresceu através da comunicação. É através dela conseguimos transmitir pensamentos, ideias e compreender sociedade, sendo através da expressão oral à expressão escrita ou não-verbal.
Objetivos da Terapia da Fala
A terapia da fala intervém em todas as idades. O maior objetivo é otimizar as capacidade de comunicação e deglutição de cada pessoa. De que forma o faz? Principalmente adequa-se a estratégia de ação a uma avaliação prévia. Nessa avaliação percebe-se se o comportamento verbal, não-verbal, entre outros, estão adequados à idade ou se existe alguma disfunção. Pode ou não ter uma patologia diagnosticada.
Vantagens da Terapia da Fala
Através da terapia da fala tem a possibilidade de transformar a comunicação do utente. Seja criança ou adulto. Essa transformação devolve a confiança e integra-o na socidade de forma fluída.
Conforme já foi dito, a terapia da fala é a especialidade responsável pela intervenção na comunicação humana com a capacidade de: