Skip links

Pilates Clínico

O que é o Pilates Clínico?

O Pilates é um método de correção corporal conceituado e muito procurado no mercado. Esta procura deve-se aos excelentes resultados na melhoria do alinhamento corporal, flexibilidade, resistência física e também por aliviar as dores gerais e da coluna.

É altamente recomendado aos pacientes que apresentam assimetria postural e desconforto local, pois auxilia no ganho de mobilidade e corrige as alterações posturais.

O Pilates estimula diversos grupos musculares em simultâneo, uma vez que é um método dinâmico, trabalha a musculatura profunda e superficial, de forma que durante um mesmo movimento um grupo muscular é alongado e outro é fortalecido.

Busca a reeducação dos movimentos através de uma série de atividades baseadas na mecânica humana, aumentando a flexibilidade e delineando a força muscular. O Pilates ainda melhora a respiração por meio de exercícios específicos, corrigindo a postura e evitando possíveis lesões. Contribui também para promover uma conexão maior entre o corpo e a mente, buscando proporcionar mais qualidade de vida aos praticantes.

Objetivos do Pilates Clínico

Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.” Joseph Pilates

O objetivo principal é a melhoria da postura, força e flexibilidade do corpo. É possível adquirir estas competências através do peso do corpo, ou com aparelhos, molas e bandas
que aumentam a resistência do exercício.

Vantagens do Pilates Clínico

O Pilates é uma modalidade que consegue trabalhar com a flexibilidade muscular, resistência e com a mobilidade articular.

Desta forma, consegue organizar os desequilíbrios que há no corpo, garantindo uma harmonia corporal que é proveniente do ganho da consciência corporal. De forma mais detalhada, as vantagens destinguem-se pelo:

Alinhamento corporal

O alinhamento e a postura corporal são melhorados devido à melhoria da flexibilidade muscular, crescimento axial e mobilidade articular.

O crescimento axial é responsável por aumentar o espaço entre as vértebras, o que melhora a mobilidade da coluna para prevenir dores.

 

Fortalecimento do core

A prática de Pilates também é muito boa para trabalhar com o centro de força ou core. O core é responsável por dar força aos movimentos. Os músculos que sustentam a coluna, órgãos internos e a postura é beneficiada com a prática regular.

Quando se utiliza essa estrutura eles estabilizam o corpo, protegendo o corpo durante as atividades e fazendo pressão intra-abdominal, o que melhora o funcionamento dos órgãos internos.

Movimentos de baixo impacto

O Pilates é conhecido por ter aulas mais leves, com movimentos diferenciados. Há muitas opções de exercícios que podem ser feitos no chão ou utilizando acessórias como cadeiras, bolas, bandas elásticas, que conseguem fortalecer os músculos de diversas partes do corpo.

Os exercícios vão depender da necessidade de cada pessoa, por isso que as aulas costumam ser individuais. As aulas são únicas e pensadas para cada pessoa. Isto aumenta a probabilidade de atingir os seus objetivos de forma mais rápida e consistente.

 

Melhoria da concentração

O Pilates beneficia a concentração, disposição emocional, respiração, postura do corpo, coordenação motora, controle da mente, força. Por isso, a grande vantagem é que é indicado para pessoas de qualquer idade, trazendo benefícios para o corpo, mente e conseguindo melhorar a qualidade de vida dos seus praticantes.

Ver Notícias