No decorrer deste método são recapitulados os processos de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação e/ou reorganização do sistema nervoso central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e a adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.
Durante a terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha, passando pelas etapas do desenvolvimento motor: rolar, rastejar, gatinhar e levantar.
Numa segunda fase são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-linguísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação e linguagem.
Sendo também importante mencionar que durante a terapia são adicionados exercícios visuais para estimulação do reflexo oculomotor e o seguimento visual.
Este método pode ser aplicado em qualquer faixa etária, do bebé até à terceira idade. É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso Central depois de perda das suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso Central, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.