Uma das formas mais antigas é a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que, no ocidente, tem maior expressão através da Acupuntura.
A MTC tem sobrevivido ao longo dos séculos devido à demonstração da sua eficácia. Quem não tem um conhecido, familiar ou amigo que já não tenha falado da Acupuntura? Esta divulgação a grande escala acontece devido à validação científica (que dá suporte aos
mecanismos de ação da acupuntura) ou devido ao facto de se evitar o uso de fármacos.
A MTC tem uma linguagem e um diagnóstico muito próprio. É avaliada a condição geral através de questões direcionadas à causa e
consequência. Complementando a avaliação interrogativa, os olhos, pulso e língua aprimoram a avaliação e indicam em que estado da
patologia o paciente está.
Todas as consultas e tratamentos são únicos, uma vez que precedem de um diagnóstico e o tratamento é realizado de encontro aos objetivos do paciente e também de acordo com a sua condição atual.
O que é a Medicina Chinesa?
Desde sempre que o ser humano criou estratégias para combater a doença através de processos de cura simples de diferentes formas.
Objetivos da Medicina Chinesa
O objetivo da MTC é devolver ao corpo a capacidade de se regenerar e se tratar por ele mesmo. Este processo acontece através das diferentes componentes que fazem parte da MTC:
Acupuntura
Fitoterapia
Massagem
Nutrição
Exercício (Chi Gong)
Todo o processo pode envolver estas 5 áreas nas diferentes fases de tratamento.
De entre os vários tratamentos para diversos problemas a MTC tem destaque de sucesso em:
Dor muscular
Dor de cabeça
Distúrbios do sono
Alteração metabólica
Disfunção do sistema digestivo
Disfunção intestinais
Infeção urinária
Estes são apenas alguns exemplos onde a MTC consegue ter resultados.
Se ainda não conhece esta terapêutica milenar, tome contacto num momento em que tenha algum sintoma ou disfunção de qualquer espécie. Com certeza irá surpreender-se com os resultados!