Skip links

Hipnoterapia

O que é a Hipnoterapia?

A Hipnoterapia é uma terapia que utiliza a hipnose como ferramenta base.

A hipnose é um fenómeno natural que se caracteriza por um estado ampliado de consciência que se atinge, geralmente, através da combinação da imaginação, da concentração da atenção e, acima de tudo, do desejo de envolvimento da pessoa com todo o processo.

O que o hipnoterapeuta faz, é levar a pessoa, num estado seguro e tranquilo, através da indução hipnótica, ao momento traumático e bloqueado na mente inconsciente que é a causa fonte do sofrimento e do comportamento atual, permitindo que, na segurança do consultório, seja libertada toda a carga emocional, possibilitando a dissociação do evento traumático, ressignificando-o, substituindo-o por uma emoção saudável, funcional. Para que possa olhar para o passado apenas como uma recordação, mas sem sentir dor.

Benefícios da Hipnoterapia

Está cientificamente comprovada a eficácia da Hipnoterapia nas seguintes patologias:

Perturbação da ansiedade;

Fobias;

Pânico;

Perturbações depressivas (à exceção da fase maníaca, no caso da depressão bipolar);

Compulsões;

Vícios;

Promoção de hábitos saudáveis;

Terapia de casal.

Para além disso, a hipnoterapia é uma ótima coadjuvante noutros tratamentos de saúde, mesmo nos oncológicos, na medida em que auxilia o doente a nível emocional. Pois, a verdadeira cura acontece com o equilíbrio do organismo no seu todo: mente e corpo.

Acresce que, a hipnoterapia é uma parceira fantástica nos tratamentos de emagrecimento e controlo do peso. Para que um programa de emagrecimento seja eficaz, é necessário que a mente esteja programada nesse sentido. Deste modo, a hipnoterapia intervém nas seguintes áreas:

Redução da compulsão por doces;

Aumento do prazer com a prática de exercícios físicos;

Aumento da saciedade;

Redução da gula;

Alívio de traumas relacionados ao peso ou à alimentação;

Diferenciação entre a fome emocional e a fome fisiológica;

Aumento da disciplina;

Aversão a alimentos calóricos ou à chamada junk food.

Assim, todos podem beneficiar desta terapia, pessoas de qualquer idade, desde crianças, a partir dos 7 anos, a idosos. Apenas se excetuam desta terapia aqueles que padecem de esquizofrenia ou outra doença em que exista uma alteração da perceção da realidade, como alucinações visuais e/ou auditivas.

Processo Terapêutico

A Hipnoterapia é sobretudo uma experiência, que, por mais que se explique, não faz jus à vivência que cada pessoa experiencia no consultório.
Inicialmente, a primeira sessão é o momento em que o hipnoterapeuta, através da anamnese, vai conhecer quais os motivos que levaram a pessoa à consulta. E, sempre que possível, iniciamos logo a intervenção.
Quanto ao numero de sessões, esta é variável, dado que é uma terapia que respeita as características próprias de cada pessoa e que, por essa razão, é totalmente moldada às idiossincrasias de cada um. Ao fim algumas sessões a pessoa já consegue fazer insight’s importantes sobre si mesma e já sente modificações positivas a operarem dentro de si.

Vantagens da Hipnoterapia

A grande vantagem da hipnoterapia é o uso da Hipnose, dado que, no estado de transe hipnótico, as ondas cerebrais baixam, passando das ondas Beta (12Hz-33Hz) para as ondas Theta (3,5Hz-8Hz). Isto permite quebrar as barreiras da mente consciente e chegar mais rapidamente à mente inconsciente, onde estão as emoções e as memórias traumáticas (sistema límbico).
Podemos afirmar que a Hipnoterapia é uma terapia breve, pelo facto de requerer um menor número de sessões de tratamento comparativamente com outras psicoterapias. E, por essa razão, é financeiramente mais acessível.