O CME é uma abordagem terapêutica utilizada em crianças, a partir dos 3 meses de idade, que apresentem alterações no desenvolvimento motor. Este método consiste na aplicação de exercícios dinâmicos e desafiadores, com gradual apoio distal, sendo a gravidade considerada o estímulo principal que impulsiona o sistema neuromuscular a reagir.
O que é o método CME?
Objetivos do método CME
O objetivo principal deste método é reforçar o potencial de recuperação natural das crianças, fomentando o aparecimento de respostas automáticas pré-programadas, mesmo em cérebros imaturos.
Como procuramos respostas automáticas, os resultados não dependem necessariamente da colaboração da criança.
O CME pode ser aplicado em qualquer idade da criança até que esta atinja a marcha independente, sempre e quando o terapeuta suporta o peso da criança.
Antes da aplicação do método é efetuada uma avaliação específica do CME que é composta por 41 itens onde serão realizados para definir a idade motora da criança, contemplando desde o controlo cervical até à marcha independente. No final desta avaliação são definidos objetivos de tratamento, em conjunto com os pais, que se pretende que sejam atingidos em 8 semanas.
Cada sessão de CME tem a duração de 45 minutos e deve ser aplicada 1 a 2 vezes por dia, com espaço de 3 a 4h entre cada sessão. Em articulação com o Terapeuta será igualmente elaborado um programa que os pais poderão realizar em casa e assim colaborarem de forma direta e ativa na recuperação da criança.
Vantagens do método CME
Não necessita da total colaboração da criança para se obter resultados;
Como vamos estimular reações automáticas os resultados são mais rápidos.