Laranja - A Cor da Saúde

A laranja, considerada a cor da saúde:

O betacaroteno, tal como o licopeno, é um carotenoide, ou seja, um pigmento orgânico que dá a cor aos vegetais - neste caso, cor de laranja - e que pertence à grande família dos fitonutrientes. Os vegetais em que está mais abundantemente disponível são os de cor laranja e amarela, como a cenoura, a abóbora e a batata-doce, mas também em frutos como a manga, o melão, a papaia ou o alperce, entre outros. O betacaroteno também se encontra, ainda que em menor quantidade, em legumes como o espinafre, agrião, a couve e os brócolos.

O betacaroteno é um antioxidante que inibe os radicais livres. Protege a pele e auxilia no bronzeamento, porque depois de ser transformado em vitamina A, pelo nosso organismo, o que ajuda na formação de melanina, o pigmento que dá a cor morena à pele e que é o responsável por nos proteger dos raios UV e das queimaduras solares. Também beneficia a visão nocturna, fortalece as unhas, aumenta o brilho do cabelo e aumenta a imunidade. Tanto o licopeno como o betacaroteno são seguros, mas betacaroteno em excesso pode dar uma coloração ligeiramente amarelada à pele, conhecida como carotenemia, que termina quando se reduz o consumo de alimentos ricos neste carotenoide.

 

CENOURA

A cenoura é considerada um vegetal com imensos benefícios para a saúde. Melhora a visão, estimula o sistema imunológico, mantém o bom estado da pele e pela sua fibra diminui o colesterol.  A melhor maneira de a comer é crua, em saladas ou cozida e temperada com azeite, pois a vitamina A é solúvel em gordura.

 

ABÓBORA

Baixa em calorias, rica em vitaminas A, B, C, E e K e minerais como ferro, cálcio, zinco, etc. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol, principalmente com o consumo das suas sementes, ricas em fitoesteroides. Ajuda na prevenção do cancro e é muito benéfica para o coração, devido à sua riqueza em magnésio, folatos e carotenoides.

 

 

As frutas cor de laranja, tal como os legumes do mesmo tom, são ricas em carotenoides, particularmente betacaroteno. Por essa razão, potenciam a eficácia do sistema imunitário e inibem o envelhecimento. Aliás, diversos estudos já demonstraram que o consumo de alimentos ricos em betacaroteno chegam a reduzir em 40% o risco de desenvolver cancro.

 

 

ALPERCE

Os alperces são um fruto hipocalórico, suavemente laxante, com grandes benefícios para o sistema digestivo. Repletos de vitaminas do complexo B, C e, claro, betacaroteno, além de potássio, zinco e ferro.

 

MANGA

Versátil, fonte de vitaminas, minerais e fibras. Promove a saciedade com poucas calorias. Previne a cegueira, controla o colesterol, estimula o sistema imunológico e ajuda a regular os intestinos.

 

PAPAIA 

A papaia contém papaína, uma enzima digestiva que ajuda a regular desordens do aparelho digestivo. Também rica em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

 

Os carotenoides são os pigmentos naturais responsáveis pela coloração de um grande número de frutas e vegetais, que variam do amarelo ao roxo. Contam-se mais de 600 carotenoides diferentes, mas o betacaroteno (laranja), a luteína (amarelo-lima) e o licopeno (vermelho) representam cerca de 80% de todos os carotenoides.

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