As hormonas e as emoções:

As alterações hormonais criam diferentes disfunções fisiológicas, quer no sono, quer na digestão, no humor, entre outros. Através da acupunctura é possível regular o sistema endócrino de forma a estabilizar os diferentes sistemas. Nas estações mais frias, em termos emocionais, muitas pessoas testemunham alterações desconfortáveis que se podem dever a essa alteração hormonal e acontece então a tristeza, medo, astenia, entre outras.

Novas pesquisas realizadas no Instituto de Neurologia da University College of London mostram como algumas hormonas afectam a forma como lidamos com a incerteza. Umas das funções da noradrenalina é regular a nossa estimativa do quanto instável é o ambiente em que nos encontramos, enquanto que a dopamina nos leva a agir de acordo com as nossas crenças sobre a incerteza. Este estudo envolveu 128 participantes saudáveis que tiveram tarefas relacionadas com a tomada de decisões. Os autores referem que:

“Muitos químicos cerebrais têm como função a modulação de como lidamos com a incerteza. Neste estudo combinamos intervenções farmacológicas para determinar como a noradrenalina, acetilcolina e a dopamina permitem ao cérebro aprender as mudanças das relações entre acontecimentos no nosso ambiente. O resultado transmite noções importantes de como o ser humano aprende a comportar-se com a incerteza.”

Marshall et al. Pharmacological Fingerprints of Contextual Uncertainty. Plos Biology, Publicado Novembro 15 2016: 10.1371/jornal.pbio.1002575

as-hormonas-e-as-emoções

Qualquer dúvida contacte-nos