Skip links

Fisioterapia

O que é a Fisioterapia?

A Fisioterapia Músculo-Esquelética é uma área cada vez mais necessária na vida da população. E porquê?

Porque não é apenas um meio de tratar a sua dor no momento em que surge.

É uma área de atuação na prevenção e tratamento e potenciação de disfunções relacionadas com o sistema esquelético, muscular e nervoso.

A Fisioterapia utiliza um conjunto de conhecimentos científicos diversos na área da terapia manual, exercício e também de uma série de equipamentos que permitem acelerar o processo de cura do organismo de forma a devolver a função o mais rápido possível.

Objetivos da Fisioterapia

Agora que já sabe o que é a Fisioterapia, importa saber quais os seus principais objetivos.

O Fisioterapeuta realiza como princípio uma avaliação, não apenas baseada em testes físicos gerais e específicos, mas também na sua história de vida, no seu dia-a-dia, nas condições atuais em que desempenha as suas funções.

De acordo com os seus objetivos e ambições, elabora um plano de reabilitação estruturado para:

Tratar a sua condição

Potenciar o seu movimento e função

Tornar o utente independente

Dar consciência de que tem um papel ativo na intervenção

O corpo promove a capacidade para nos deslocarmos e realizarmos tarefas e o nosso objetivo é devolver esse movimento, promover o estado saudável das estruturas.

Uma parte menos abordada é a recuperação cirúrgica consequente da aplicação de próteses, cirurgia geral, tratamentos cirúrgicos a hérnias, entre outros. Estes procedimentos fazem com que, não apenas os processos de cicatrização sejam importantes, mas também a reaprendizagem do corpo ao movimento. Este processo, como todos os outros obedece a linhas orientadoras que são constantemente atualizadas e adaptadas à condição de cada pessoa. Assim, garantimos que a recuperação se processa da forma mais detalhada possível.

O campo de atuação é amplo. Por essa razão, a Fisioterapia na FisioQI é personalizada e tem um objetivo: Recuperação e bem-estar à sua medida.

Para além da Fisioterapia, especialidades como o Pilates Clínico, RPG, EMS, Podologia, Nutrição, Psicologia, entre outros, são uma mais valia no tratamento integrativo. Assim, estamos certos de que as causas dos sinais e sintomas são abordados.

Vantagens da Fisioterapia

Já pensou que mesmo ao colocar o seu trabalho, o lazer, a família como prioridade, a sua saúde está no centro?

Já pensou que o corpo foi concebido para se movimentar?

Muitas vezes é um tema que passa ao lado na vida das pessoas e, por essa razão, enquanto a saúde não impede a realização de diversas tarefas, não é valorizada. O problema surge quando uma dor ou limitação impedem a azáfama do dia-a-dia e aí pensa em agir. Uma das vantagens é a fisioterapia poder atuar na dor aguda e na limitação de movimento, proporcionando assim o seu alívio e a recuperação da função.

Todavia e, sendo cada vez mais o objetivo da população, a prevenção de diversas patologias é cada vez mais procurada na nossa clínica. Os diversos movimentos que realiza têm um padrão. Utiliza mais repetidamente algumas articulações e músculos do que outros e isso gera desequilíbrios e disfunções. Este comportamento faz com que o quadro geral, no futuro, não seja de todo favorável uma vez que pode ser irreversível. Desta forma, a Fisioterapia ajuda a detectar esses padrões de movimento e a corrigi-los o mais eficazmente possível (veja aqui o nosso artigo sobre dor aguda e prevenção). Importante referir que, tratar um sintoma sem tratar a causa, mais tarde reaparecerá.

Existem contra-indicações na Fisioterapia?

As contra-indicações estão sempre relacionadas com o estado e condição do utente.

Dentro das contra-indicações podem existir absolutas, ou relativas. Para avaliar é sempre necessário conhecer o histórico do utente, se tem algum tipo de condição/morbilidade que mereça especial cuidado ou que possa ser impeditiva do tratamento.

Alguns exemplos:

Pessoas que realizaram mastectomia e têm edema no braço, devido a esvaziamento ganglionar, necessitam de especial cuidado quando é necessária a reabilitação com exercício.

No caso de terem varizes e varicosas a terapia manual pode ser contra-indicada.

Especial atenção no tratamento de utentes com cancro. Não deve incluir equipamentos que promovam circulação sanguínea.

Por estas razões, é sempre importante uma avaliação de forma a assegurar o tratamento mais correto.