Podologia no Inverno – Cuidados a Ter

Assim como no Verão existem cuidados a ter com os pés, porque o uso de botas e sapatos fechados, no Inverno, poderá originar micoses, joanetes, unhas encravadas e calos. Prevenir estes problemas não é tão difícil quanto parece e os benefícios trazem conforto e boa aparência, assim como, a certeza de uma conduta saudável para os pés.

Com a utilização de sapatos fechados, a transpiração dos pés torna-se mais activa no Inverno, originando um ambiente sem ventilação e com humidade proveniente da transpiração, e isto aliado à temperatura e a falta de claridade, facilita a reprodução de fungos, causando odores indesejados e/ou onicomicoses. O ideal é fazer uma assepsia (limpeza) com um podologista e usar cremes específicos. Em casos extremos, quando há necessidade de extracção total ou parcial da unha, pode-se fazer uma reconstituição

Um problema muito comum no Inverno, é a unha encravada, causada pelo corte inadequado das mesmas. Nestes casos o uso de ortóteses auxiliam na correcção da curvatura da unha e auxiliam no seu crescimento correcto.

Os calos também tendem a incomodar mais. Duros, sensíveis ao toque e arredondados, desenvolvem-se nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos, dando ao pé um aspecto descuidado. Uma dica importante é o uso de sapatos confortáveis e a variação no uso diário com mais de um par.

 

Dicas para manter os pés saudáveis:

• Lave e seque muito bem os pés, principalmente entre os dedos, depois do banho;

• Evite o uso de sapatos apertados;

• Utilize meias de algodão;

• Não corte calos ou calosidades. Consulte um podologista que execute o corte de suas unhas, pois não podem ser aparadas muito rente;

• Use hidratante próprio para os pés diariamente, massajando as áreas com maior calosidade;

• Se a pele estiver muito seca, utilize hidratante e coloque meias para dormir;

• Deixe a unha sem esmalte, pelo menos uma vez por semana, para evitar o ataque dos fungos;

• Caso esteja com algum problema nos pés, consulte um podologista, a pessoa mais indicada para o/a tratar.

 

 

Qualquer dúvida, contacte-nos: