O Impacto de Noites Mal Dormidas

Um estudo feito com quase 21 mil jovens australianos entre os 17 e os 24 anos mostrou que a falta de sono adequado pode levar a várias formas de ansiedade. O risco aumenta 14% a cada hora a menos de sono, tendo como base as 8 horas que os especialistas recomendam. Quem dorme menos de 6 horas por noite tem duas vezes mais propensão a desenvolver estes problemas do que quem dorme 8 horas, segunda a pesquisa.

A pesquisa publicada na revista SLEEP, encontrou a mesma relação em pessoas que já sofrem de algum grau de depressão ou ansiedade. Cada hora a menos de cama aumenta em 5% a probabilidade de a pessoa continuar com o problema psicológico por mais 1 ano. Nenhuma relação foi encontrada com pessoas que dormem até 9 horas por noite.

Os pesquisadores também descobriram que o risco de começar os problemas psicológicos foi maior naquelas pessoas que costumam dormir menos ainda. Quem passa apenas 5 horas na cama tem três vezes mais probabilidade de desenvolver problemas. Mas, quem dorme 7 horas por noite e tem boa saúde mental parece não ser impactado por não ter as recomendadas 8 horas de sono.

Contudo, segundo os pesquisadores, a relação entre falta de sono e problemas psicológicos é complexa porque também é possível que a falta de sono seja justamente um dos sintomas de ansiedade e depressão. Para eles, o aumento do stress em jovens de várias regiões do mundo pode ter sido causado pelo estilo de vida que os levou a dormir menos.

 

 

 

Qualquer dúvida, contacte-nos: